sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma Nova Florianópolis

A cidade de Florianópolis vem se transformando nos últimos anos em vários aspectos positivos, que aos poucos mudam suas características originais. As mudanças acontecem tanto na economia como na própria população, que atualmente já conta com 51% de moradores naturais de outras cidades. Essa grande migração acontece pela qualidade de vida oferecida pela cidade e traz como resultados a inserção de novas ideias e negócios.

Como esse fluxo migratório veio pela qualidade de vida, a espectativa desses novos moradores é justamente por uma vida tranquila, saudável, de bem com a natureza e segura para a família. As boas e frequentes ondas da Ilha também vêm atraindo surfistas amadores e profissionais. O atleta da Smolder, Márcio Farney, é um exemplo disso. Chegou à cidade para evoluir no surf e adora o estilo de vida que leva, conseguindo manter uma vida saudável e tranquila em uma capital brasileira. "Sinto-me presenteado em viver neste lugar mágico rodeado de belezas naturais e de pessoas em busca do mesmo objetivo, a qualidade de vida", diz Farney.

Outra área que está mudando é a econômica, o turismo de Florianópolis sempre foi o carro chefe da cidade, impulsionado pelas belezas naturais que reúnem praias, lagoas e montanhas totalmente intocadas. Mas uma nova indústria vem ganhando força com repercussão internacional, a indústria tecnológica, que como a turística é uma indústria limpa e sustentável.  Nesse mês, por exemplo, o site americano Business Insider, especializado em negócios, publicou uma matéria recomendando que investidores e empreendedores invistam na capital. Os principais motivos são o poder de atração de profissionais qualificados e criativos, a qualidade de vida baseado nas belezas naturais, segurança, custo de vida e o acesso rápido às capitais nacionais e do Mercosul.

Outro dado importante é que a capital catarinense tem a maior taxa de população classe A do Brasil, segundo o IBGE. Quase 28% das famílias têm renda per capita superior a R$ 6,7 mil, ao mesmo tempo que a desigualdade de renda diminui. Indústrias limpas como a do turismo e da tecnologia e uma migração qualificada são ingredientes perfeitos para um futuro promissor. Nós da Buzz acreditamos nesse futuro glorioso para Florianópolis, que na verdade já estamos vivenciando aqui e agora.